Objetivo Geral
Graduar profissionais para atuarem no desenvolvimento científico e tecnológico da computação, através do uso do computador no processamento de informações para fins administrativos e técnicos, com visão humanística crítica perante problemas sociais relativos à profissão e capazes de assumir responsabilidades sociais e políticas.
Objetivos Específicos
Possibilitar uma formação interdisciplinar, que proporcione ao graduando uma sólida formação básica em Linguagens de Programação, Matemática, Hardware, Engenharia de Software, Banco de Dados, Redes de Computadores, Computação Inteligente, Computação Teórica e Algoritmos, Computação Distribuída, Informática e Educação e Sistemas de Informação.
Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos de Ciência da Computação, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
Propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão.
Desenvolver a capacidade de solucionar problemas, liderar, tomar decisões e adaptar-se a novas situações.
Discutir a realidade sócio-econômica para adotar uma postura crítica construtiva na prática profissional.
Perfil Profissional
O Bacharel em Ciência da Computação deverá assumir um papel de agente transformador do mundo do trabalho, apto a provocar mudanças através do desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias da informação na solução de problemas organizacionais e possui domínio sobre:
racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas;
aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador, e,
construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.
Competências e Habilidades
Desenvolver trabalhos na área de racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas.
Desenvolver trabalhos em aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador.
Desenvolver projetos de construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.
Selecionar software ou hardware adequados às necessidades empresariais, administrativas de ensino e de pesquisa.
Atualizar-se constantemente, visando acompanhar o estado da arte.
Desenvolver trabalhos em grupo e de disseminar o conhecimento na área de computação.
Dedicar-se a atividades de pesquisa científica.
Empreender no setor de informática.
Possuir visão humanística crítica e consistente com sua atuação profissional e respeitar os princípios éticos da área de computação.
Informações Estruturais
VAGAS: 100
Semestre 1: 50
Semestre 2: 50
TURNO: Diurno
DURAÇÃO:
Mínima: 4 anos
Máxima: 7 anos
TOTAL DE CRÉDITOS: 234
Obrigatórios: 182
Optativos: 52
CARGA HORÁRIA: 3.510 horas
Aspectos Legais
ANO DE INSTALAÇÃO: 2008
PROJETO PEDAGÓGICO: Resoluções Nº 49/08/CONEPE
Currículo
Currículo Padrão CC (Disciplinas Obrigatórias)