Ciência da Computação

Objetivo Geral


Graduar profissionais para atuarem no desenvolvimento científico e tecnológico da computação, através do uso do computador no processamento de informações para fins administrativos e técnicos, com visão humanística crítica perante problemas sociais relativos à profissão e capazes de assumir responsabilidades sociais e políticas.

Objetivos Específicos


Possibilitar uma formação interdisciplinar, que proporcione ao graduando uma sólida formação básica em Linguagens de Programação, Matemática, Hardware, Engenharia de Software, Banco de Dados, Redes de Computadores, Computação Inteligente, Computação Teórica e Algoritmos, Computação Distribuída, Informática e Educação e Sistemas de Informação.

Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos de Ciência da Computação, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.

Propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão.

Desenvolver a capacidade de solucionar problemas, liderar, tomar decisões e adaptar-se a novas situações.

Discutir a realidade sócio-econômica para adotar uma postura crítica construtiva na prática profissional.

Perfil Profissional


O Bacharel em Ciência da Computação deverá assumir um papel de agente transformador do mundo do trabalho, apto a provocar mudanças através do desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias da informação na solução de problemas organizacionais e possui domínio sobre:

racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas;

aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador, e,

construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.

Competências e Habilidades


Desenvolver trabalhos na área de racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas.

Desenvolver trabalhos em aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador.

Desenvolver projetos de construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.

Selecionar software ou hardware adequados às necessidades empresariais, administrativas de ensino e de pesquisa.

Atualizar-se constantemente, visando acompanhar o estado da arte.

Desenvolver trabalhos em grupo e de disseminar o conhecimento na área de computação.

Dedicar-se a atividades de pesquisa científica.

Empreender no setor de informática.

Possuir visão humanística crítica e consistente com sua atuação profissional e respeitar os princípios éticos da área de computação.

Informações Estruturais


VAGAS: 100

Semestre 1: 50

Semestre 2: 50

TURNO: Diurno

DURAÇÃO:

Mínima: 4 anos

Máxima: 7 anos

TOTAL DE CRÉDITOS: 234

Obrigatórios: 182

Optativos: 52

CARGA HORÁRIA: 3.510 horas

Aspectos Legais


ANO DE INSTALAÇÃO: 2008

PROJETO PEDAGÓGICO: Resoluções Nº 49/08/CONEPE

Currículo


Currículo Padrão CC (Disciplinas Obrigatórias)

Currículo Complementar CC (Disciplinas Optativas)

Disciplinas Eletivas CC

Notícias
EDITAL 05/2023/PROEST
Cadastro e Avaliação Socioeconômica de Estudantes de Graduação Presencial da UFS