Qua, 29 de outubro de 2014, 15:22

Programa BE Mundus oferece oportunidade para bolsas de estudo na Europa

Estudantes da UFS (Universidade Federal de Sergipe) podem vir a participar do programa BE Mundus, novo projeto do Programa Erasmus Mundus, que traz parceria com Universidades européias e brasileiraspara oferecer intercâmbios para graduação, doutorado, pós-doutorado e staff.

O prof. Edward David Moreno do Departamento de Computação (DCOMP), coordenador geral do Programa Be Mundus na UFS, explica que a novidade é que, além de alunos dos cursos de Engenharias e Tecnologia, estudantes de todas as licenciaturas também poderão concorrer às bolsas.

O programa BE Mundus é financiado pela Comissão Europeia, desde 2004 e oferece bolsas a estudantes e pesquisadores para intercâmbios em diversos lugares do mundo. Mais de 35 mil contemplados tiveram a oportunidade de estudar em outros países. “O diferencial do programa é a tradição em oferecer bolsas em universidades com muito prestígio. É uma experiência internacional interessante, enriquecedora e no melhor estilo europeu”, afirmou Alessandra Gallerano, da Universidade de Roma La Sapienza (alessandra.gallerano@uniroma1.it), secretaria geral do programa.

O BE Mundus é uma extensão do programa Erasmus Mundus e tem como principal objetivo formar uma cooperação entre instituições brasileiras e européias, através de projetos de pesquisa conjuntos entre as instituições. Durante os anos de 2013, 2014 e 2015, o programa oferecerá bolsas para Europa em graduação sanduíche (6 ou 10 meses) doutorado (6 ou 10 meses) pós-doutorado (6 meses) e staff, que abrangem professores das áreas contempladas e técnicos administrativos da universidade (um mês). No caso de Licenciatura, só a graduação será contemplada com as bolsas.

Alessandra Gallerano explica que para participar do programa é necessário estar matriculado nas instituições de ensino divulgadas no site (www.bemundus.eu), ou outras instituições, desde que apenas para pós-graduação. Alunos com situação de vulnerabilidade, que incluem refugiados, beneficiário de asilo ou expulsos injustificadamente de universidades também estão incluídos. Uma lista dos pré-requisitos pode ser acessda no site.

A bolsa inclui diversos benefícios como passagens, seguro-saúde e taxas da universidade, além de uma taxa mensal que difere em cada tipo de mobilidade. São nove universidades européias distribuídas por países como Itália, Portugal, Bélgica, Grã-Bretanha, Croácia e Polônia. Como destaque dessas universidades, podemos mencionar a Universidade da Croácia, que inclui 29 faculdades em diversas áreas de Engenharia, Tecnologia e Humanidades, e a Sapienza University of Rome (Itália).

Em termos gerais, para os alunos esse programa é importante porque dá oportunidade de conviver academicamente e humanamente em outro ambiente.

A candidatura será realizada através do site do programa, ver datas, detalhes e informações de como aplicar, no site:http://www.bemundus.eu/apply. No site estão disponíveis também todos os contatos das universidades disponíveis, das quais os candidatos deverão escolher três opções.

Atualizado em: Qua, 29 de outubro de 2014, 15:56