Pii - Grupo de Pesquisa em Inteligência e Imagens
Grupo de pesquisa formado por professores e alunos do DCOMP, com atividades desde agosto de 2006 trabalhando nas seguintes linhas de pesquisa:
Automação e Interatividade
Interfaces Naturais e Personalização
Sistemas Multiagentes Inteligentes
Visão Computacional
GPRCom
Grupo de Pesquisa que objetiva desenvolver pesquisas na área de redes de computadores, atuando no desenvolvimento e avaliação de aplicações em redes, incluindo tecnologias em redes fixas e móveis, aplicações para transmissão de vídeo e Voz sobre IP e TV Digital; tendo com linhas de pesquisa:
Modelagem de Tráfego e Avaliação de Desempenho de Redes
Tecnologia a Aplicação de Vídeo e Voz sobre IP
GEPIED
Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação
Grupo de Pesquisa Engenharia de Software
Pretende-se envolver vários alunos de Iniciação Científica nos projetos e desta forma, a formação de recurso humano na área é também uma decorrência imediata do trabalho. Este grupo de pesquisa compreende a investigação de processos, metodologias, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de aplicações em diversas áreas do conhecimento. Em especial, aplicações móveis, ubíquas e que possam ser executadas via Internet. Características das aplicações como eficiência, corretude, reusabilidade, facilidade de expansão e interoperabilidade serão investigadas. Mais especificamente, os temas de pesquisa envolvem, dentre outros, metodologias de desenvolvimento de software (com possível integração com abordagens existentes), métodos formais no desenvolvimento de software, engenharia de requisitos, desenvolvimento de software orientado a componentes e orientado a serviços, planejamento e gerenciamento de projetos de software, qualidade de software, teste de software e projeto e evolução de softwares orientados a objetos e a aspectos. O último tema inclui a modelagem, arquitetura, refatorações e padrões, desenvolvimento dirigido por modelos (MDA), reuso de software, desenvolvimento de linhas de produtos (ou famílias) de software. Adicionalmente, este grupo de pesquisa compreende ainda o desenvolvimento de aplicações diversas nos domínios de sistemas de produção, logísticos, governamentais, ambientais, educacionais, da saúde, de entretenimento, sem, no entanto, limitar-se a estes. Em particular, as pesquisas desenvolvidas no grupo estão alinhadas com os desafios de desenvolvimento tecnológico de qualidade e acesso participativo do cidadão, estabelecido pela SBC como dois grandes desafios da pesquisa em computação para o decênio 2006-2016. E suas linhas de pesquisa são:
Aplicações de Métodos Formais
Aplicações em Informática para a Saúde
Cálculo de Refinamento
Linhas de Produto de Software
Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas
Planejamento Estratégico em Tecnologia de Informação e Comunicação
Semântica Formal
Técnicas de Especificação de Linguagens
Verificação Formal de Especificações