Sex, 25 de novembro de 2022, 18:43

UFS e Esquadrão de Polícia Montada discutem ações para ampliar parcerias
A visita aconteceu na manhã de quinta-feira no dia 24 de novembro

Na manhã da última quinta-feira, 24, o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Sergipe, Dilton Maynard, participou de uma visita na sede do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), no Parque José Rollemberg Leite (Parque da Cidade).

A reunião teve o intuito de apresentar uma proposta para o Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar de Sergipe para ampliar uma parceria já existente com a UFS por meio do Departamento de Medicina Veterinária.

Segundo o pró-reitor, essa parceria junto ao esquadrão possibilita aspectos positivos tanto para a universidade quanto para a Polícia Montada. “A cavalaria possui hoje cerca de 55 cavalos que precisam de tratamento. São cavalos utilizados no policiamento aqui do estado de Sergipe em diferentes ocasiões e eles precisam de um acompanhamento médico veterinário. Essa parceria fez com que surgisse a ideia da construção de um ambulatório para realizar procedimento cirúrgico dos animais da cavalaria, procedimentos esses que seriam realizados com professores acompanhados por alunos da universidade, mas o espaço seria construído pela polícia. Então a polícia entra com a infraestrutura e a universidade entra com recursos humanos, com professores e com alunos’’.

A visita contou com a participação de professores e alunos da UFS e a prescença do Major Flávio e do Coronel Neto.

Durante a reunião também foi apresentada uma proposta para melhorar essa parceria com a universidade, com a proposição de abertura de estágios para vários cursos da universidade. Dessa forma, a ampliação da parceria possibilita a criação de um novo espaço de práticas para os alunos da UFS.

“Essa parceria é muito importante porque é mais um movimento da universidade para encontrar espaços adequados de práticas para os alunos do Departamento de Medicina Veterinária. É com o contato com os animais e com a prática diária que futuramente eles irão se tornar médicos veterinários, pois, certamente isso vai tornar os alunos mais habilitados para exercerem suas profissões. E um outro aspecto é a relação da universidade com a sociedade sergipana. Ao dar apoio à polícia, ajudando no acompanhamento desses animais, ajudamos aqueles que cuidam da segurança pública do nosso estado, então é mais uma ação da UFS em prol de toda a sociedade sergipana”, comenta Dilton Maynard.

Isabela Silva – bolsista

Letícia Nery – Ascom UFS